memórias

Formação leitora

Passou a sua infância na cidade de Itaúna (MG), encravada entre serras de minério de ferro e o cerrado. Filha de Maura de Freitas Parreiras e Vicente Parreiras. Sua mãe, dedicada cozinheira, lhe trouxe as histórias da roça, das comidas artesanalmente feitas em fogão de lenha e em forno de barro. Histórias do quintal, da semeadura, do cultivo e da colheita.

Seu pai, além de escritor, poeta e compositor, desenvolveu o jornal A Voz do Município e uma gráfica que fazia os impressos da cidade. As histórias chegaram pela família, pela escola e pelas leituras de livros emprestados na biblioteca pública local.

Passou no primeiro vestibular para Letras na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Escolheu a UFMG, na capital mineira, onde iniciou seus estudos literários.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu seus estudos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RIO.

Foi pesquisadora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, onde trabalhou com a organização de catálogos de livros; tradução de revistas sobre literatura e leitura para o português; montagem de exposições de livros e de ilustrações; cursos sobre literatura e leitura; montagem de bibliotecas e de acervos literários, seleção de obras para prêmios e programas de leitura, traduções de textos.

Trabalhou em feiras de livros nacionais (bienais do livro do Rio de Janeiro e de São Paulo; Salão do Livro Infantil e Juvenil da FNLIJ) e internacionais (Feira de Frankfurt, Alemanha, e Feira do Livro de Bolonha, Itália).

Participou de diversos cursos acadêmicos e outros na área da literatura e da leitura no Brasil e no exterior. Possui diferentes experiências com leitura e literatura (como professora, palestrante e escritora) no Brasil e em muitos países como Argentina, Paraguay, Colômbia, Itália, Portugal, Alemanha.